segunda-feira, 31 de maio de 2010

Curso



A CBFS promove o curso - Treinadores de goleiros
O evento acontece de 5 a 9 de julho, em Fortaleza-CE.
As inscrições podem ser feitas em duas opções: A R$700,00 ou B R$1200,00

Maiores informações em www.futsaldobrasil.com.br

Abraços!!!

domingo, 23 de maio de 2010

AACAP

Reunião do dia 20/5 contou com a participação de pais e atletas.
Ficou decidido que será fundada a Associção dos Amigos do Colégio Áurea Perpétua, visando fomentar a prática do futsal e viabilizar a participação da equipe em competições.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

COPA ELETROSUL

Equipes do Col. ÁUREA P. GOMES disputaram a etapa de Blumenau da Copa Eletrosul de Futsal.
A equipe sub-13 feminino apresentou muitas qualidades e dá mostras que pode novamente chegar bem nos jogos escolares - no ano passado a equipe ficou em terceiro, e neste ano pretende chegar na final.
O time sub-13 masc, que também representa a equipe no sub-15 vem agradando bastante. Além do bom futsal, a equipe mostra-se bastante competitiva. Conquistou o terceiro lugar nesta estapa na categoria sub-15 (de forma invicta) e só não realizou a final do sub-13 contra a Apama (Blumenau) em função de uma série de equívocos na "mesa", trocando o resultado de alguns jogos. Lamentável !!!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

A LISTA DE DUNGA

CONFIRA A LISTA DOS 23 JOGADORES CONVOCADOS PELO TÉCNICO DUNGA PARA A COPA DO MUNDO

GOLEIROS: Julio César (Inter de Milão), Gomes (Tottenham), Doni (Roma)

LATERAIS: Maicon (Inter de Milão), Daniel Alves (Barcelona), Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS: Lúcio (Inter de Milão), Juan (Roma), Luisão (Benfica), Thiago Silva (Milan)

MEIO-CAMPISTAS:
Felipe Melo (Juventus), Gilberto Silva (Panathinaikos), Ramires (Benfica), Elano (Galatasaray), Kaká (Real Madrid), Josué (Wolfsburg), Julio Baptista (Roma), Kleberson (Flamengo)

ATACANTES: Robinho (Santos), Luis Fabiano (Sevilla), Nilmar (Villarreal), Grafite (Wolfsburg)

SUPLENTES
Alex (Chelsea - zagueiro), Carlos Eduardo (Hoffenheim - meia), Ronaldinho Gaúcho (Milan - atacante), Sandro (Internacional - meia), Ganso (Santos - meia), Marcelo (Real Madrid - lateral) e Diego Tardelli (Atlético-MG - atacante)

aBRAÇOS !!!

domingo, 9 de maio de 2010

PALPITES !!

Estamos há um mês da Copa do Mundo de Futebol e, olhando a tabela da competição darei meus palpites.
No grupo A: África do Sul, México, Uruguai e França
Os mexicanos fizeram são sempre fortes na 1ª fase,e devem avançar ao lado da França, que mesmo com tantas dificuldades nas eliminatórias é a grande força da chave. As anfitriãs devem conseguir a proeza de ser eliminada já na 1ª fase.

Grupo B: Argentina, Nigéria, Grécia e Coréia do Sul
Apesar de todas as dificuldades nas eliminatórias, acredito que a Argentina realizará uma excelente copa, classificando-se ao lado da Nigéria.

Grupo C: Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia
A Inglaterra é para mim, a grande candidata ao título, ao lado de Espanha e Holanda. Como não acredito na Espanha e penso que a Holanda não passa do provável confronto com o Brasil, vejo a Argentina forte na briga pelo título. Neste grupo quem também avança é os EUA, que vem mostrando força a cada competição.

Grupo D: Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana
Passa a Alemanha co toda sua tradição acompanha do futebol “solto” da Sérvia, embora Gana pode surpreender.

Grupo E: Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões
A Holanda deve, mais uma vez, apresentar o futebol mais bonito da copa, avançando fácil à próxima fase. Porém, tem tudo para cruzar com o Brasil nas quartas-de-final, onde o Brasil deverá fazer sua apresentação de “gala” nesta copa, pois contra as equipes que “se abrem” e jogam pra cima, a seleção de dunga é implacável. Foi assim contra Itália, Portugal e Argentina, mesmo tendo sofrido para vencer equipes como a da Venezuela e África do Sul. A Dinamarca deve ficar com a segunda vaga do grupo.

Grupo F: Itália, Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia
Assim como a Alemanha, a Itália também avança graças ao peso da sua camisa. O Paraguai chega a copa com uma boa seleção e também avança.

Grupo G: Brasil, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do NorteO Brasil avança, porém sem convencer. Costa do Marfim deve ser a grande “zebra” da copa, deixando Portugal de fora já na 1ª fase.

Grupo H: Espanha, Suíça, Chile e HondurasA Espanha deve realizar uma bela copa com a sua excelente seleção e avançar junto a Suíça que realizou uma grande eliminatóra.

OITAVAS DE FINAL
México x Nigéria
Inglaterra x Alemanha
Sérvia x EUA
Argentina x França
Holanda x Paraguai
Brasil x Suíça
Itália x Dinamarca
Espanha x Costa do Marfim

A primeira fase “mata-mata” nos reserva dois duelos de “titãs”.

QUARTAS DE FINAL
Holanda x Brasil
Nigéria x Inglaterra
Servia x Argentina
Itália x Espanha

Mais uma copa em que o Brasil impede uma grande seleção holandesa de conquistar o mundial.

SEMI FINAIS
Brasil x Inglaterra
Argentina x Espanha

A Inglaterra, além de forte no ataque, marca muito bem. O Brasil, pela seleção que tem já chegou muito longe.
Os espanhóis verão o jogador que mais admiram na atualidade – Lionel Messi, lhes tirar da final da copa.

FINAL
Inglaterra x Argentina

aBRAÇOS !!!

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O que mais importa: como sua equipe joga ou o resultado alcançado?

Por Wilton Carlos de Santana

Costumo dizer que o que se tem de avaliar numa equipe de jovens é "como" ela joga e não "qual" o resultado que alcançou. Significa dizer que mais importante que o resultado é o jeito que se joga. Isso não é comum. Habitual é se avaliar apenas a expressão numérica da equipe e o seu lugar na competição. Pensa-se, invariavelmente, de forma reducionista, parcial, tacanha.
O princípio de avaliar o modelo de jogo da equipe independentemente do resultado alcançado é uma atitude promissora. Por quê? Porque isso engajaria o treinador na responsabilidade de construir, progressivamente, um jeito de jogar que levasse seus jogadores à aquisição de um modelo de jogo fecundo. Nesse sentido, não se pode admitir, por exemplo, que jogadores entre 14 e 17 anos fiquem esparramados na quadra no lugar de estarem distribuídos; que deem importância ao colega e ao adversário apenas quando estes têm a bola quando deveriam incluí-los independentemente desta; que iniciem a pensar quando a bola lhes chega quando deveriam antever o que farão antes de recepcioná-la; que joguem apenas com posse de bola no lugar de abrir espaços para si e para os outros; que reajam à ação do adversário quando deveriam antecipar suas intenções; que joguem demonstrando suas intenções quando deveriam dissimulá-las, ocultá-las etc. Por baixo, como jogar entre os melhores sem construir esses e outros recursos?
Oponho-me à ideia de que "tudo vai bem" porque se venceu o jogo, porque se foi campeão. Ora, não sejamos imprudentes. Se houver um casamento entre o modelo e o resultado, perfeito. Caso contrário é hora de se rever metas. Trate de focar no modelo, que é a herança do jogador, o que ele carrega consigo. Por isso, desenvolva nos seus treinos um tipo de jogo fértil, que sirva de "ponte" para os jovens jogarem em um nível mais avançado, que é o que vem pela frente.
Em tempo, não seja ingênuo de achar que este texto quer desestimulá-lo a buscar vitórias e de que estas não são bem-vindas. Estou convicto de que os treinadores que respeitarem esse princípio serão os que mais contribuirão para seus jogadores, inclusive, no item “resultados”. Porém, não invista no resultado independentemente do nível de jogo da sua equipe.
Precisamos nos lembrar de que o conhecimento que se adquire nos treinos se transforma em "pilar" para a aquisição de novos conhecimentos. O que é isso? Simples: o que se aprende é o que se terá disponível para aprender! Quer dizer que as lacunas táticas dos seus jogadores são, em grande parte, as suas e também que os recursos daqueles, em dada medida, são os seus. O jeito de o jogador conceber o jogo e, por conseguinte, atuar, passa pela sua compreensão tática. Então, questione-se: "O que abordo nos treinos contribui para a evolução no jeito de os meus jogadores atuarem?"; “Os meus treinos deixam uma herança promissora para os jovens?”.
Por isso, bom treinador seria aquele que proporciona aos seus jogadores treinos que gerem recursos para atuarem em equipes mais avançadas. Podem ter te convencido do contrário, isto é, de que o seu trabalho é o de, exclusivamente, vencer jogos, mas eu te digo que o seu desafio, sem menosprezar o presente, é preparar os jovens para um tipo de jogo mais avançado. A sua visão tem que ser prospectiva (pensar no futuro).

Disponível em www.pedagogiadofutsal.com.br

Abraços !!!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jogos Para Treinamento (I parte)

Segue resumo da I parte: Jogos para treinamento.
O professor deve aplicar as atividades de acordo com a realidade do seu grupo.
Em breve, disponível a II parte.

JOGOS PARA TREINAMENTO DE FUTSAL
Prof° Esp. Vanderlei Wosniak

Atividade 01 FUTSAL
Jogo de 1 toque

Objetivo: velocidade do passe
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: 1 toque na bola ,o tempo todo. Só é permitido pisar na bola e a partir daí passar com a sola do pé, sem perder o contato com a bola.

Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)


Atividade 02 FUTSAL
Jogo dos 3 Toques ou mais

Objetivo: andar com a bola
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: 5 x 5. O atleta que está com a bola não pode passar antes de dar 3 toques ou mais na bola. Ao andar com a bola, fazendo a devida proteção o atleta, vai desequilibrando a marcação.

Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)


Atividade 03 FUTSAL
Jogo do Gato

Objetivo: Sair e entrar no campo visual do marcador
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: (5X5)O jogador que conduz a bola não pode ser desarmado. Ao marcador do homem da bola só é permitido interceptar o passe. Enquanto isso, os outros jogadores buscam desmarcar-se, saindo e entrando do campo visual do marcador (fazendo o gato).

Referência: Profº Fernando Ferretti (técnico da Malwee Futsal)









Atividade 04 FUTSAL
Jogo de posse

Objetivo: Aumentar o tempo de posse de bola e selecionar ataques.
Material: 5 coletes e 1 bola

Desenvolvimento: Jogo normal, porém a equipe que jogar a bola para fora sai do jogo ou que tomar um gol. Isto leva a equipe que está com posse de bola a selecionar ataques, evitando o ataque precipitado obtendo assim um maior tempo de movimentação de bola.

Referência: Ricardo Alexandre - rialex@uol.com.br - Brasília / DF

Atividade 05 FUTSAL
Jogo da Zona de Armação

Objetivo: aproveitar o desequilíbrio da defesa
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: Entre as duas marcas do tiro de 10 metros, somente 1 toque na bola, acelerando a armação do ataque. (Este é o espaço da zona de armação). Nas outras zonas o toque é livre.

Referência: Prof° Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)


ATIVIDADE 06 Futsal
Jogo das 4 traves

Objetivo: melhorar a visão periférica
Material: 5 coletes,1 bola e 8 cones

O jogo: Coloca-se quatro golzinhos-traves (montados com os
cones), um em cada linha de fundo e um em cada lateral. Cada equipe marca gol em 1 trave lateral + 1 trave linha de fundo. Jogo normal, procurando sempre evitar que algum jogador fique dentro da trave para impedir o gol adversário.

Referência: Prof° José Roulien de Andrade Júnior










ATIVIDADE 07 Futsal
Jogo da posse de bola

Objetivo: aumentar o tempo da posse de bola e selecionar os ataques
Material: 15 coletes,1 bola e 8 cones

O jogo: 4 equipes com 3 a 5 atletas cada. Jogo normal, porém o atleta da equipe que jogar a bola para fora sai do jogo. O mesmo acontece se a equipe sofrer o gol.

Referência: Prof° José Roulien de Andrade Júnior


ATIVIDADE 08 Futsal
Jogo da bola nas mãos e nos pés

Objetivo: melhorar a velocidade de raciocínio e velocidade de reação
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 atletas cada. Durante o jogo, cada equipe tem um jogador com uma bola de volei/handebol nas mãos. Este jogador não pode receber a bola de futsal e nem desarmar o adversário. Para participar do jogo, o aluno precisa passar a bola de volei/handebol para outro colega, para daí sim, entrar no jogo.

Referência: Prof° Rogério da Cunha Voser & Profº João Gilberto Giusti

ATIVIDADE 09 Futsal
Jogo com curinga

Objetivo: trabalhar situações de vantagem e desvantagem numérica a todo momento
Material: 5 coletes + 1 colete (cor diferente) e 1 bola

O jogo: transcorre com as regras normais, porém com um atleta vestindo 1 colete de outra cor (curinga). Ela tem a função de atuar somente no ataque, independente da equipe.

Referência: Prof° Rogério da Cunha Voser & Profº João G. Giusti









ATIVIDADE 10 Futsal
Jogo com 1 toque só na bola

Objetivo: velocidade de jogo, visão periférica e precisão do passe
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: transcorre com as regras normais, porém só é permitido ao jogador dar 1 toque na bola.

Referência: Prof° Rogério da Cunha Voser


ATIVIDADE 11 Futsal
Jogo do futsal com gancho

Objetivo: estimular o passe de gancho
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: transcorre com as regras normais, porém só é permitido finalizar ao gol quando o jogador receber o passe de gancho (cavado).

Referência: Prof° Rogério da Cunha Voser


ATIVIDADE 12 Futsal
Jogo: Na defesa livre, no ataque dois toques

Objetivo: objetividade no ataque, aproximação e movimentação
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: ocorre normalmente na quadra defensiva. Ao chegar na quadra de ataque, os jogadores só podem dar dois toques consecutivos na bola.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva


ATIVIDADE 13 Futsal
Jogo: Pivô não chuta

Objetivo: marcação, blitz no pivo e estimular a finalização com várias opções
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: a equipe que esta sem a posse de bola fará a marcação em sua meia-quadra. O fixo da equipe que está marcando ficará de fora, até sua equipe recuperar a posse de bola ou sofrer o gol. O pivô da equipe que está atacando não poderá chutar a gol, apenas preparar para seus companheiros.
Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva

ATIVIDADE 14 Futsal
Jogo: Touch down com goleiro

Objetivo: marcação,organização tática e estimular a finalização de média distância
Material: 6 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 6 jogadores cada. Traçar uma linha paralela à linha de fundo, distanciada 3 metros da mesma.
A equipe que esta atacando tem por objetivo ultrapassar a linha de fundo adversária com a bola dominada ou marcar um gol. Cada ultrapassagem pela linha de fundo vale 1 ponto e cada gol vale 3 pontos.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva


ATIVIDADE 15 Futsal
Jogo: Futsal por zonas

Objetivo: estimular a objetividade nas situações de 1 x 1
Material: 8 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 8 jogadores cada. Determinar na quadra as zonas de atuação dos jogadores (pode-se utilizar as marcações já existentes: handebol, voleibol e basquetebol). Cada zona deve ter um jogador de cada equipe, sendo que eles só podem atuar na própria zona. Nesta zona o jogador tem liberdade para driblar, realizar o passe ou chutar ao gol.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva


ATIVIDADE 16 Futsal
Jogo: Pé contrário

Objetivo: desenvolver habilidades do membro não-preferencial
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Jogo com as regras normais, porém, só é permitido ao jogador ter contato com a bola utilizando o “pé contrário”.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva








ATIVIDADE 17 Futsal
Jogo: Futsal acelerado

Objetivo: estimular a visão periférica e a constante atenção no jogo
Material: 4 coletes e 2 bolas

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Coloca-se uma bola no centro da quadra. O jogo inicia com a outra bola com um dos goleiros. A bola que está no centro da quadra só entra em jogo após o gol, sendo que a bola que entrou no gol é colocada no centro da quadra.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva


ATIVIDADE 18 Futsal
Jogo: Futsal com curinga

Objetivo: estimular situações de vantagem/desvantagem numérica
Material: 3 coletes + 1 colete de cor diferente e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 4 jogadores cada. Além das duas equipes, haverá um jogador de colete (cor diferente) que será o curinga. Este jogador atua somente no ataque, independentemente da equipe que estiver atacando.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva


ATIVIDADE 19 Futsal
Jogo: Futsal com curinga

Objetivo: estimular situações de vantagem/desvantagem numérica
Material: 3 coletes + 1 colete de cor diferente e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 4 jogadores cada. Além das duas equipes, haverá um jogador de colete (cor diferente) que será o curinga. Este jogador atua somente no ataque, independentemente da equipe que estiver atacando.

Referência: Prof° Gerard M. M. Fonseca & Profº Mauro A. da Silva










Atividade 20 FUTSAL
Jogo: Três Campos

Objetivo: deslocamentos rápidos, linha de passe, flutuação na cobertura e marcação pressão
Material: 2 jogos de coletes e 1 bola

O jogo: 3 equipes com 5 jogadores cada. Dividir a quadra em 3 partes (A = fundo), (B = meio de quadra) e (C = no outro fundo da quadra). Cada equipe inicia em uma destas partes. A equipe que está parte “A” da quadra tem a função de transferir a bola para os jogadores da parte “C” da quadra. Os jogadores da parte “B” tentam interceptar o passe.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva


Atividade 21 FUTSAL
Jogo: Roubar a bola

Objetivo: deslocamentos rápidos, linha de passe e marcação pressão
Material: 4 colete e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Os jogadores da equipe A devem tentar manter a posse de bola durante 10 passes (é permitido ao atleta dar 3 toques na bola). Essa equipe não marca gols.
A equipe B tenta roubar a bola e se conseguir pode fazer o gol em qualquer das traves. Caso a equipe A consiga realizar os 10 passes, troca-se as funções.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva


Atividade 22 FUTSAL
Jogo: Quatro goleiras

Objetivo: deslocamentos rápidos, visão periférica e cobertura
Material: 5 coletes, 4 cones e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 6 jogadores cada. Montar duas goleiras de cone nas laterais da quadra. Cada equipe ataca em uma goleira normal (linha de fundo) e uma goleira de cone (lateral); e defende as outras duas. È permitido ao jogador dar 3 toques consecutivos na bola. As demais regras são normais do futsal.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva




Atividade 23 FUTSAL
Jogo: Área restrita

Objetivo: aproximação, deslocamentos e mudança de direção
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. A quadra deverá ter a marcação do voleibol. O jogo ocorre com as regras normais, porém o jogador pode dar dois toques na bola fora da quadra de vôlei e apenas um toque quando estiver dentro da quadra de vôlei. Pode-se limitar o tempo de permanência do jogador na quadra de vôlei.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva

Atividade 24 FUTSAL
Jogo: Futsal com curinga no ataque

Objetivo: deslocamentos rápidos, aproximação, finalização de primeira, marcação e cobertura
Material: 6 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 7 jogadores cada. Colocar 2 jogadores (curinga) em cada linha de fundo. Os curingas atuam apenas na linha de fundo e só podem dar dois toques na bola e ficar no máximo três segundos com a mesma. Os demais jogadores jogam normalmente. Não é obrigatório o uso do curinga, porém sempre que um jogador receber o passe do curinga tem a obrigação de finalizar de primeira.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca & Prof° Mauro A. da Silva


Atividade 25 FUTSAL
Jogo: Ao som do apito

Objetivo: marcação em desvantagem numérica, cobertura, deslocamentos rápidos e vantagem numérica no ataque
Material: 4 coletes, 2 cones e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Colocar 1 cone em cada linha de fundo.O jogo acontece normalmente. Ao soar o apito, o jogador da equipe de defesa que está marcando o jogador de posse da bola, abandona a marcação e deve correr até o cone que está na linha de fundo do ataque, contorna-lo e retornar à marcação.

Referência: Profº Gerard M. M. Fonseca &Prof° Mauro A. da Silva




Atividade 26 FUTSAL
Jogo: Um toque a quadra toda

Objetivo: aprimorar a velocidade do passe e antevisão do lance
Material: 6 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 7 jogadores cada. O jogo ocorre com as regras normais do jogo, porém em qualquer situação só é permitido ao jogador realizar um toque na bola.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)


Atividade 27 FUTSAL
Jogo: Três toques ou mais

Objetivo: andar com a bola, desequilibrar a marcação
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. O jogo ocorre com as regras normais do jogo, porém sempre que o jogador receber a bola deverá dar três toques ou mais na bola antes de realizar um passe ou finalizar ao gol.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)


Atividade 28 FUTSAL
Jogo: Quem toca não recebe

Objetivo: movimentação constante, aproximação, ação de 3 jogadores no mesmo instante
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. O jogo ocorre com as regras normais do jogo, porém sempre que o jogador receber a bola deverá dar três toques ou mais na bola antes de realizar um passe ou finalizar ao gol.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)











Atividade 29 FUTSAL
Jogo: 4 retângulos

Objetivo: distribuição equilibrada na ação ofensiva
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Divide-se a quadra em quatro retângulos ( A, B, C e D). O jogo ocorre com as regras normais do jogo, porém o jogador que receber o passe em um retângulo, só poderá voltar a receber a bola em um dos outros três retângulos. Ex: o jogador recebeu o passe no retângulo A, passou a bola para o companheiro que estava no retângulo B e em seguida deslocou-se para o retângulo C, para poder voltar a receber um passe.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)

Atividade 30 FUTSAL
Jogo: Para segundo pau

Objetivo: enfatizar o jogo de “segundo pau”
Material: 5 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. Divide-se a equipe com 3 jogadores atuando somente na meia-quadra de ataque, sendo que os outros 2 jogadores atuam somente na meia-quadra de defesa. Desta forma temos sempre a situação de 3 atacantes contra 2 defensores. Só é permitido o gol em jogada de segundo pau.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)


Atividade 31 FUTSAL
Jogo: do chute em setores

Objetivo: finalização (curta e média distância) e passe de apoio
Material: 4 coletes e 1 bola

O jogo: 2 equipes com 5 jogadores cada. As traves (metas) são colocadas na linha de fundo da quadra de vôlei. Cada equipe possui 2 jogadores na quadra de vôlei e 1 jogador em cada lateral da quadra de futsal. Esta distribuição em quadra proporcionará várias situações de tabela (2 x 1). Todos podem finalizar.

Referência: Profº Fernando Ferretti (treinador da Malwee Futsal)

Abraços !!!

domingo, 2 de maio de 2010

Liga Futsal 2010

A Liga Futsal chega a edição deste ano com 21 equipes:
AnápolisFutsal SuperBolla
Assoeva/Unisc/Krofam
Atlântico Uri Erechim
Carlos Barbosa
Copagril/Faville/DalPonte
Cortiana/AFF
Diplomata/Muffatão/Cvel
Florianópolis FutSal
Foz Futsal/Penalty
Intelli/Orlândia
Krona/Joinville/DalPonte
Macaé Sports
Malwee/Cimed
Poker/PEC
Praia/Pepsi/Curinga Fiat
RCG/Garça/Umbro
S Caetano/CorinthiansUnip
SPFC/Bebedouro/Construban
Unisul/Seguridade
V&M Minas
Zaeli/Gazin/Penalty

Embora esteja apenas na 7ª rodada, algumas equipes já vem mostrando ser fortes candidatas ao título da competição.
A ACBF (Carlos Barbosa), atual campeã é uma das equipes que ano após ano, chega a competição brigando pelo título. O mesmo pode-se dizer da Malwee/Cimed.
A Krona/Joinville/DalPonte é outra que inicia a competição sob os holofotes, porém com a pressão de "nadar e morrer na praia" dos últimos anos.
A Zaeli/Gazin/Penalty que no ano passado chegou a semi-final, parece estar querendo repetir a façanha, neste sob o comando do experinte treinador Jarico.
Outra equipe que chega cogitadíssima é a equipe do SãoCaetano/CorinthiansUnip, esta sob o comando de PC de Oliveira, técnico campeão mundial pela seleção brasileira em 2008.

Abraços !!!

Calendário

Equipe do "Col. Áurea P. Gomes" terá uma série de compromissos nas próxiamas semanas.
Segue abaixo data e local dos jogos:

16/maio - Blumenau

22/maio - Campos Novos

05/junho - Palhoça

06/junho - Ilhota

19 e 20/junho - Porto União

Abraços !!!